Motivo sobre o sumiço!



     Momento de contar os motivos mais que reais da minha ausência; faculdade! Mas não apenas a faculdade em si, mas o que ela me proporcionou fazer. Todo universitário tem lá os seus temores ao TCC ( Trabalho de conclusão de curso), pois bem, és que estou no 3º período, mas, minha turma foi posta a prova, fazer um projeto de pesquisa como teste de TCC, ou seja, faça como se fosse real, para lá na frente sair melhor do que o teste.
     Entrei de "cabeça", muitos demoraram para escolher seu tema e seu título, mas para mim veio de imediato, inclusão escolar! Não queria abranger toda inclusão, então optei por me focar em algo relacionado a isso e que de certa forma interessasse a todos que em minha apresentação estariam ouvindo. És que me surge em mente: O autismo e seus desafios no ambiente escolar! Por ser um assunto que sempre me intrigou, me surpreendeu e além do mais por saber suas dificuldades no ambiente de uma escola regular que muitas vezes nem o aceita. Então evaporei da vida social, embarquei numa viagem prazerosa e cheia de ensinamentos em 3 autores que me ajudaram muito para isto, que foram, Cunha, Ferrari e Surian. Como pedagoga, digo que aprendi mais do que imaginei aprender, não me sinto totalmente capacitada a receber um autista em sala de aula, mas como ambos autores dizem, conviver com o autista faz com que você aprenda com ele. Nem lembro quantas paginas de justificativa, objetivos, fundamentação teóricas (fora os outros detalhes) fiz, mas ao apresentar o trabalho na quarta (15) me senti liberta e com a sensação de dever cumprido, além de ver e ouvir relatos de pessoas que disseram que nem sabiam o que é um autista e muito menos que isso existia, sinceramente, fiquei surpresa ao ouvir isso!
     Mais surpresa ainda foi ouvir minha orientadora me elogiar, apesar do meu nervosismo, que tentei ao máximo controlar, mas com tempo isso melhora! Por fim, estou livre para o blog, muito mais consciente dos meus atos e do que escreve, principalmente a maneira que escrevo ( quantas regras para se escrever um artigo ¬¬) então é isso. Agora que a parte principal terminou, estarei me dedicando mais a este cantinho.

0 comentários :