Minha profissão: Um orgulho!



   Uma garota ontem me perguntou que curso fazia, lhe respondi: Pedagogia! E a segunda pergunta que partiu dela foi: Como você tem coragem? Necessidade? Infelizmente não pude lhe responder o que irei dizer aqui agora, pois o momento não me propiciava, estava atrasada para um compromisso. Então aqui vai a minha resposta e que sirva para muitos que tenham a mesma concepção da garota que nem sei o nome, mas sei que faz curso de direito.
   Não vou negar e tenho plena consciência disto que desde pequena e até aqui no blog dizia a frase: Nunca farei pedagogia, já basta minhas duas irmãs. Sim, jamais diga nunca, aprendi quando passei em segundo lugar no curso de pedagogia! Família tem um colégio, na realidade, minha irmã e por não ter filhos ela me pro-pós ajuda-la em tal e que com o tempo iria passa-la a mim, então encarei o desafio e entrei na faculdade e ai aprendi e revi o meu conceito precipitado e calunioso sobre ser professor, tem tudo, como não ganhar um dos melhores salários, não ser valorizado, mas até ai a gente vai lutando, e ao ouvir o que aquela menina que faz direito disse, pensei muito, e lhe digo, se não fosse por um professor você não teria aprendido a ler, escrever, fazer contas, a refletir, muito menos passar no vestibular, se não fosse por um professor tão pouco você estaria sentada numa cadeira da faculdade e muito menos irá se formar em tal curso escolhido, você é o que é, sabe o que sabe, por que passou por um, dois, dezenas de professores que mesmo não ganhando o que muitos ganham por ai, não desistiu, seguiu em frente, teve e tem amor ao que faz.
  Não tenho vergonha de dizer, sou pedagoga, ensino o maternal, ainda, e tenho enorme prazer em ver que o que lhe transmito de conhecimento eles adquirem e apesar de pequenos tento faze-los alunos críticos e reflexivos e me dá mais orgulho ainda quando eles começam a fazer as vogais sozinhos! Me dá um nó na garganta quando vejo professores que se sentem ofendidos com isto, que dizem, e fingem ser "coitadinhos" que sua profissão não lhe dá nada, então te digo, mude enquanto a tempo! Pedagogia é a minha profissão e falo de boca cheia sem medo de ser feliz, apenas aprenda antes de criticar qualquer profissão, não só a de pedagogo, era só isso!

1 comentários :